sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A VIDA QUE NINGUÉM VÊ- Eliane Brum


Recentemente terminei a leitura de mais um livro, e claro que não poderia deixar passar e não indica-lo. Você já deve ter parado e pensado em questões sociais como a desigualdade, não é mesmo?
Infelizmente esse é um problema que, particularmente acho que nunca terá solução. Porque estou dizendo tudo isso?
Porque o livro conta histórias em forma de crônicas, histórias de pessoas simples que vivem marginalizadas dessa sociedade tão desigual, mas com uma percepção encantadora!

Neste livro você encontra diversas histórias REAIS e extraordinárias. Vencedor do prêmio Jabuti em 2007.

O mendigo que jamais pediu coisa alguma. O carregador de malas do aeroporto que nunca realizou seu sonho: voar!. O homem que comia vidro, mas só se machucava com a invisibilidade. Essas e muitas outras mais.



Após a leitura, de alguma forma você vai apreciar detalhes e talvez até valorizar mais o que você tem. E de fato espero que isso aconteça, que seja uma leitura muito proveitosa e acrescente boas perspectivas na vida de vocês!

História de um olhar (uma das histórias contadas pela autora).

Sobre a autora:

Eliane Brum, nascida em 1966, ganhou mais de 40 prêmios de reportagem. Gaúcha de Ijuí, trabalhou no jornal Zero Hora, do Porto Alegre, e atualmente é repórter especial da revista Época, em SP.  



Entrevista com a autora que é jornalista e escritora. Veja:







sábado, 8 de agosto de 2015

Boliche

Queridos amigos universitários, sabemos a correria e o drama cotidiano de quem esta na luta da vida acadêmica, o que é mais dificil ainda para quem tambem trabalha. Mas não gaste suas férias apenas dormindo não viu... Pode sim e deve descansar, mas se divertir também. A minha dica vai pra você que precisa sair da rotina e se distrair um pouco. Que tal jogar um boliche?
- Aah, mas eu não sei jogar.
Não esquenta, junta uma galera e você vai ver como pode ser divertido. Esse é um jogo simples de se aprender e promete tirar muitas risadas.

O Sagrado e o Profano: A essência das religiões




A indicação de hoje ficou com o livro de Mircea Eliade "O Sagrado e o Profano". Este livro pode ser considerado uma das obras mais lidas pelos pesquisadores e interessados no tema. Foi escrito numa época em que não havia grandes motivos para prever o fervor religioso do final do século. Conhecer a história do homem religioso através dos tempos é conhecer sua própria história. Se você também se interessa por entender a relação entre o homem e seu ser transcendente (deus), essa obra é indicada especialmente para você, tenho certeza que irá aprender muito!



Logo na introdução, encontramos a citação da obra de Rudolfotto, que foi teólogo protestantes alemão e erudito em religiões comparadas, autor de “Das Heilige”, o qual exprime um importante conceito religioso e filosófico da atualidade. Obra muito bem reconhecida, ainda não tive a oportunidade de ler, mas já deixo de indicação para vocês se aprofundarem ainda mais caso tenham interesse.

Alguns termos utilizados que são de grande importância sabermos, para além de ter o conhecimento poder também acompanhar a leitura de forma mais clara, são: Hierofania- O ato de manifestação do sagrado. Misticismo- Busca da comunhão, divindade, verdade espiritual. Das Heilige- A idéia do santo. Ganz Andere- Expressão criada por Otto, aquilo que é grandioso e totalmente diferente. O homem tem sentimento de sua profunda nulidade, o sentimento de não ser nada mais do que uma criatura segundo os termos com que Abraão teria se dirigido ao senhor- de não ser senão cinza e pó. Experiência Numinoso- A tendência para invocar temor e tremor, uma qualidade de Fascinans, a tendência de atrair, fascinar e brigar, possui a qualidade pessoal, a pessoa sente estar em comunhão com um totalmente outro. Pode levar para a crença em divindades, o soberano, o sagrado, o santo e/ou o TRANSCENDENTE. Dentre outros termos que vamos conhecendo com a leitura e que é muito importante sabermos. 

Mas fiquem tranquilos, parece ser uma leitura chata e de difícil compreensão, mas na realidade é bem tranquila. Ao término dela você vai perceber o quão rico de conteúdo você ficou e vai querer saber ainda mais!!!

Levando em conta as pesquisas de Otto incialmente, vemos que após isso a proposta do livro é imposta. Trabalhar de uma outra perspectiva, o fenômeno do Sagrado em toda sua complexidade, não apenas atribuindo ao irracional. O sagrado em sua totalidade.

Por primeira definição, o sagrado se opõe ao profano.
Profano seria algo “natural”, enquanto a hierofania é a manifestação do sagrado, algo diferente da “realidade comum”. Temos a hierofania em manifestação através de objetos, por exemplo. E a hierofania suprema, como a encarnação de deus em jesus cristo.

A hierofania através de objetos, é a materialização extrema do sagrado. Um objeto que outrora era apenas um objeto igual a todos os outros, por exemplo uma pedra, a partir do momento que alguém sente a manifestação do sagrado naquela pedra de alguma forma, a mesma se torna diferente das demais. E é separada para ser cultuada em prol daquela manifestação que houve.

De acordo com as pesquisas e estudos do autor, aprendemos muitas outras coisas mais, pertinentes ao tema. Não é a toa que o livro é tão procurado e utilizado em estudos, como por exemplo matérias de Antropologia Teológica, que foi a matéria onde conheci a obra e me apaixonei por temas do gênero. 

Leia, aprenda e não se deixe enganar apenas pelo que as pessoas de senso comum dizem!

Sobre o autor:

Mircea Eliade foi professor, historiador de religiões, mitólogo, filósofo, romancista romeno e norte-americano. Falava oito idiomas, sendo assim, é considerado um dos mais influentes historiadores e filósofos das religiões da contemporaneidade. A sua obra “O Sagrado e o Profano” é muito bem reconhecida pelo conteúdo criado por excelência.

Mircea Eliade
Powered By Blogger