A indicação de hoje ficou com o livro de Mircea Eliade "O Sagrado e o Profano". Este livro pode ser considerado uma das obras mais lidas pelos pesquisadores e interessados no tema. Foi escrito numa época em que não havia grandes motivos para prever o fervor religioso do final do século. Conhecer a história do homem religioso através dos tempos é conhecer sua própria história. Se você também se interessa por entender a relação entre o homem e seu ser transcendente (deus), essa obra é indicada especialmente para você, tenho certeza que irá aprender muito!
Logo na introdução, encontramos a citação da obra de Rudolfotto, que foi teólogo protestantes alemão e erudito em religiões comparadas, autor de “Das Heilige”, o qual exprime um importante conceito religioso e filosófico da atualidade. Obra muito bem reconhecida, ainda não tive a oportunidade de ler, mas já deixo de indicação para vocês se aprofundarem ainda mais caso tenham interesse.
Alguns termos utilizados que são de grande importância sabermos, para além de ter o conhecimento poder também acompanhar a leitura de forma mais clara, são: Hierofania- O ato de manifestação do sagrado. Misticismo- Busca da comunhão, divindade, verdade espiritual. Das Heilige- A idéia do santo. Ganz Andere- Expressão criada por Otto, aquilo que é grandioso e totalmente diferente. O homem tem sentimento de sua profunda nulidade, o sentimento de não ser nada mais do que uma criatura segundo os termos com que Abraão teria se dirigido ao senhor- de não ser senão cinza e pó. Experiência Numinoso- A tendência para invocar temor e tremor, uma qualidade de Fascinans, a tendência de atrair, fascinar e brigar, possui a qualidade pessoal, a pessoa sente estar em comunhão com um totalmente outro. Pode levar para a crença em divindades, o soberano, o sagrado, o santo e/ou o TRANSCENDENTE. Dentre outros termos que vamos conhecendo com a leitura e que é muito importante sabermos.
Mas fiquem tranquilos, parece ser uma leitura chata e de difícil compreensão, mas na realidade é bem tranquila. Ao término dela você vai perceber o quão rico de conteúdo você ficou e vai querer saber ainda mais!!!
Levando em conta as pesquisas de Otto incialmente, vemos que após isso a proposta do livro é imposta. Trabalhar de uma outra perspectiva, o fenômeno do Sagrado em toda sua complexidade, não apenas atribuindo ao irracional. O sagrado em sua totalidade.
Por primeira definição, o sagrado se opõe ao profano.
Profano seria algo “natural”, enquanto a hierofania é a manifestação do sagrado, algo diferente da “realidade comum”. Temos a hierofania em manifestação através de objetos, por exemplo. E a hierofania suprema, como a encarnação de deus em jesus cristo.
A hierofania através de objetos, é a materialização extrema do sagrado. Um objeto que outrora era apenas um objeto igual a todos os outros, por exemplo uma pedra, a partir do momento que alguém sente a manifestação do sagrado naquela pedra de alguma forma, a mesma se torna diferente das demais. E é separada para ser cultuada em prol daquela manifestação que houve.
De acordo com as pesquisas e estudos do autor, aprendemos muitas outras coisas mais, pertinentes ao tema. Não é a toa que o livro é tão procurado e utilizado em estudos, como por exemplo matérias de Antropologia Teológica, que foi a matéria onde conheci a obra e me apaixonei por temas do gênero.
Leia, aprenda e não se deixe enganar apenas pelo que as pessoas de senso comum dizem!
Sobre o autor:
Mircea Eliade foi professor, historiador de religiões, mitólogo, filósofo, romancista romeno e norte-americano. Falava oito idiomas, sendo assim, é considerado um dos mais influentes historiadores e filósofos das religiões da contemporaneidade. A sua obra “O Sagrado e o Profano” é muito bem reconhecida pelo conteúdo criado por excelência.
|
Mircea Eliade |