Do bloco de indicações hoje trarei para vocês um dos meus livros favoritos, "Escondendo Edith" uma história baseada em fatos reais, escrito por Kathy Kacer.
"Há muitas histórias sobre as crianças do Holocausto, mas poucas são tão eficientes ao retratar a dor e o estresse psicológico pelo qual elas passaram quanto Escondendo Edith." The Toronto Star.
Em 1993, o Partido Nazista, liderado por Adolf Hitler, subiu ao poder na Alemanha. Hitler era um ditador brutal, que acreditava que o povo alemão pertencia a uma raça superior. Seu objetivo era eliminar aqueles que ele considerava "inferiores", especialmente os judeus. Planejava conquistar a Europa era, a partir daí, o mundo inteiro. Ele então começou a colocar seu plano em prática invadindo Viena, capital da Austrália, no dia 12 de março de 1939. Em setembro do mesmo ano, invadiu a Polônia, e a Segunda Guerra Mundial começou. Guerra tal que acabou somente em 1945, estima - se que mais de seis milhões de judeus tenham morrido ou sido mortos pelo exército nazista.
O livro em questão, conta o drama vivido por Edith Schwalb, uma garotinha judia de apenas seis anos e sua família. Tudo começa quando Hitler invade a Austrália, de repente se vêem obrigados a deixar uma vida confortável em Viena para entrar em uma rotina de fugas e incertezas. Edith e sua família se mudam para a Bélgica, depois fogem da perseguição e vão para a França, onde pareciam estar mais seguros. Mas infelizmente lá o pai de Edith é preso pelos nazistas e enviado para um campo de concentração. Já quase sem dinheiro e sozinha naquela difícil situação que se criava, a mãe de Edith resolve enviar seus filhos caçulas - Edith e Gaston - para um abrigo na cidadezinha de Moissac que acolhe crianças judias secretamente. E o livro assim descreve os desafios enfrentados por essa família, nele contém fotos inéditas da época do ocorrido, inclusive de documentos, como por exemplo a falsa identidade que Edith teve que ter, se passando por uma outra pessoa durante um período e vivendo com outra família, dentre outras coisas.
Particularmente, achei muito tocante essa história, sabemos que existem muitas outras, mas essa me tocou de um modo especial. Me interesso bastante por esse período histórico e pretendo trazer mais indicações relacionadas. Vale muito a pena dedicar um pouquinho do seu tempo para fazer essa viajem e sentir bem de perto o que aquela família sentiu. A autora soube muito bem descrever os ocorridos e te fazer sentir como se tivesse feito parte daquele momento, como se conhecesse aquela família e lamentasse tudo o que estava acontecendo, torcendo assim para que tudo termine bem e eles continuem juntos como a família feliz que eram. Espero que gostem tanto quanto eu, boa leitura!
Sobre a autora:
Kathy Kacer, é mestra em Psicologia. Nasceu em Toronto, Canadá, onde ainda vive com o marido e os filhos. Seus pais, sobreviventes do Holocausto, e suas histórias de coragem serviram de inspiração para muitos dos livros da autora. O primeiro escrito em 1999, "The Secret of Gabi's Dresser", baseado na vida de sua mãe, ganhou vários prêmios e foi adaptado ao teatro. A partir daí, escreveu diversos livros premiados sobre o Holocausto. Kathy viaja pelo mundo divulgando seu trabalho, conversando com crianças em escolas e bibliotecas, para ensinar - lhes o significado do Holocausto. Também faz palestras em universidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário