Apresento a vocês o meu livro número um, o favorito e que já li mais vezes na vida, "Le Petit Prince" escrito em francês seu titulo original e "O Pequeno Príncipe" traduzido em nosso idioma. Escrito pelo também francês Antoine Saint-Exupéry. Foi publicado em 1943 e já vendeu mais de 143 milhões de cópias em todo o mundo. Livro para crianças? Sim! Para adultos também, pois todo homem traz o garoto que foi dentro de si. Toda mulher traz a garota dentro de si também. E esse livro de forma encantadora nos remete a essa época tão maravilhosa: nossa infância. Acho até que é mais para os adultos do que para as crianças, por ser tão poético e reflexivo.
O livro narra a história de um aviador que após seu avião dar pane, acaba parando no deserto de Saara, na África. Perdido e desesperado para fazer seu avião voltar a funcionar, antes que suas reservas de água acabe, ele é surpreendido. Ali, no meio do nada, se depara com um garotinho que lhe encheu de perguntas e mais perguntas, mas nunca respondia as que eram feitas a ele. Com cabelinhos cor de trigo e roupas estranhas, o aviador chama-o de Pequeno Príncipe.
No decorrer da conversa entre eles, descobre-se que o principezinho vive no asteroide B 612, sua companhia é uma rosa de quem ele cuida e três vulcões (um deles extinto) e a sua diversão era ver o pôr do sol, fazia isso também quando estava triste. O principezinho começa então a ter amizade com o aviador, que por sua vez é o narrador da história. E cada vez nos encantamos mais com a inocência e ingenuidade do principezinho, vamos também ficando mais admirados com a sabedoria do mesmo e curiosos com a suas misteriosas trajetórias.
O livro é tomado por encantadoras poesias. O que nos deixa apaixonados também é o cuidado que o principezinho tem com a sua rosa que lhe faz companhia em seu pequeno planeta. Embora ela seja um tanto ingrata.
O principezinho estava em viajem para diversos planetas, onde encontrou personagens interessantes que nos fazem refletir sobre nossas próprias atitudes. Eram eles, um bêbado, um rei, homem de negócios, o acendedor de lampiões, o geógrafo, o astrônomo e o vaidoso, cada um em seu planeta. Até que por fim o principezinho chegou na terra e encontrou o piloto, a encantadora raposa e a serpente.
- Bêbado:
- Rei:
- Homem de negócios:
- Acendedor de lampiões:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGmZkz-8Kdbt_qslfP4FHtEbJGikMW2T_O-n8q_ISeeOjC_4IeXqsqU8ApUlqtM3UBKLvoW_FpCPYqasZPRgC7aMd1R_H7CLtaLp2IPOm9WOdTioh591kvBFpDXUXFhzNWzgHQUz_Fcw4/s400/aboutAcendedor.png)
- O geógrafo:
- O astrônomo:
- O Vaidoso:
- A raposa:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFjcNmDmUuN-_Op8Tarr68y0GREN0ToEpVhpVklcvKjZZAHX0C54XZbt64osPqoB3f-K72Ipq0dCCwxIwFnRFK9HC7aIGeTjvMejhqByzXwiWo32RASMNcXfEuwhvNm4oxD1CLyaY5BUE/s400/aboutRaposa.png)
- A serpente:
Não entrarei em maiores detalhes para não estragar a surpresa. Um livro tomado da simplicidade dos detalhes e pureza das coisas é um livro que encanta qualquer um que saiba apreciar o que é bom <3
Para saber mais sobre o autor e curiosidades sobre a obra veja esse documentário de um internauta:
Nenhum comentário:
Postar um comentário