No dia 20 de março as 20h30min, no teatro municipal de Barueri, aconteceu o espetáculo musical “The Beat Beatles”, que conta em detalhes a trajetória da banda mais importante de todos os tempos, os Beatles.
As apresentações começam com a fase da "beatlemania", quando os Beatles usavam seus elegantes ternos e um corte de cabelo revolucionário para a época. A história passa pela fase psicodélica onde fizeram álbuns que são referência musical até hoje como, por exemplo "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" que completou em 2007 quarenta anos de existência e é citado por muitos como o melhor álbum de todos os tempos. A seguir, passa-se para a fase final quando os Beatles estavam prestes a se separar, porém compuseram suas mais belas canções. O espetáculo é marcado pela fidelidade com que os integrantes apresentam a história dos "Fab Four".
Todas as roupas e adereços são réplicas fiéis dos figurinos que os Beatles usavam na época. A maioria dos instrumentos e amplificadores são originais de época, o que torna a sonoridade o mais próximo possível das gravações originais.
Um telão e uma trilha sonora ilustram a história contada de forma cronológica e levam o público a uma viagem no tempo, relembrando músicas que marcaram suas vidas e emocionando a todos.
A banda foi formada por Fabio Colombini (John Lennon) ex-integrante da lendária banda Beatles 4ever, com quem fez shows memoráveis como na virada cultural da cidade de São Paulo em 2011, quando executaram ao vivo todos os álbuns dos Beatles em ordem cronológica durante as 24 horas do evento. Felipe Malagutti (Paul McCartney), Mário Lourenço (George Harrison) e Fernando Colombini (Ringo Starr), experiente baterista que já tocou com o internacional bluesman Nuno Mindelis, formam o quarteto “The Beat Beatles”. A banda conta ainda com o tecladista Caio Felipe Tavares encarregado de reproduzir os teclados e orquestrações.
Nessa noite em especial, estando eu entre a plateia pude ver de perto a reação dos que ali estavam, todos muito empolgadas com a fidelidade que estavam vendo diante de seus olhos. Algumas pessoas até chegavam a pensar que fossem de fato os Beatles ali, o que gerou uma piada no final do show: “Agora vamos voltar para o céu...” Disse Felipe, Paul McCartney. Durante o show eles se comunicam em inglês, o idioma pelos Beatles falado, esse é um dos detalhes que eles com carinho se preocupam em manter.
Na plateia tinham muitos senhores e senhoras, observei que estavam comentando entre si, lembrando dos bons e antigos tempos que aquela música marcou a vida deles. Alguns fechavam os olhos e cantavam profundamente, como se estivesse sentindo a cada letra pronunciada e revivendo momentos únicos. As mãos e pés seguiam os ritmos, desde os mais calmos até os mais agitados. Os mais jovens que ali estavam esbanjavam suas energias, apesar de nem ser de sua época, sabiam reconhecer diante do mito que estava sendo representado.
Em meio uma apresentação e outra eles brincavam com a plateia, faziam piadas e interagiam, o que deixou o show ainda mais agradável, dinâmico e divertido. No meio do show a peruca do Fábio, John Lennon, caiu. Foi motivo de muitas risadas, mas ao perceberem que ele tinha ficado constrangido com a situação o aplaudiram, como prova de que ele estava indo muito bem e ninguém se importava com aquilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário